quinta-feira, 18 de julho de 2013

Análise: PSYCHO-PASS

Título: PSYCHO-PASS(サイコパス)
Gênero: Ficção Científica, Suspense, Cyberpunk, Distopia.
Autor: Miyoshi Hikaru
História: Em um mundo onde o princípio de que "todos são inocentes até que se prove o contrário" não se aplica, o julgamento é dado por um sistema que analisa o estado mental das pessoas e as categoriza como potenciais criminosos ou não. É dada também uma probabilidade de "cura", de recuperação mental desses indivíduos. Caso essas pessoas sejam classificadas como irrecuperáveis, sua sentença pode ser a prisão ou a morte, mesmo que não tenham cometido crime nenhum. Como auxílio em suas investigações, a polícia usa um grupo de criminosos latentes, para ajudá-los a capturar ou matar esses indivíduos "não mais necessários". Akane Tsunemori é uma policial que acaba de ser transferida para essa divisão, mas ela parece não acreditar que existam pessoas irrecuperáveis.

Opinião: O que dizer de um anime que vai além de suas expectativas e torna-se capaz de mudar sua opinião de mundo ou pelo menos fazê-lo repensar nos seus conceitos de vida, liberdade e humanidade?
PSYCHO-PASS apresenta um Japão futurista onde a justiça não é feita de maneira pensada, mas de maneira fria e robótica, dessa forma, mostrando um ser humano que não somente é preso ao senso comum de maneira exterior, mas também tem de pensar como os outros, tornando toda a população padrão "útil" e aqueles que não pensam de maneira padrão devem ser simplesmente "consertados" ou simplesmente eliminados.


Nesse cenário frio e caótico foi possível encontrar um dos mais brilhantes diamantes do ano passado. Com muita história para ser explorada e um estilo sombrio e realista ele não apenas recria a dúvida do que é a justiça (essa dúvida foi criada em Death Note), mas também desenvolve uma batalha psicológica e física, mostrando que por mais completo que seja um sistema, ainda sim há falhas e pessoas que sofrem com esses erros.
Outro ponto a ser tocado são os personagens, tanto os protagonistas quanto os antagonistas apresentam muita personalidade, cada um deles tem seu ponto de vista sobre a justiça, ás vezes até temos a inversão de papéis, provando a clássica teoria de que o bem e o mal são apenas pontos de vista.
Talvez o anime não tenha conseguido atingir as pessoas de forma geral, até porque a maioria se encontrava ocupada com Sword Art Online e outros animes que antigem maior público, ou talvez seu estilo sombrio tenha afastado uma parte do público.
Uma coisa é certa: toda filosofia do anime somada a história incrível transformou a obra em algo que não só merece reconhecimento, mas também deveria ser um estudo obrigatório para aqueles que cursam estudos filosóficos ou sociais.

Um comentário:

João Manoel disse...

Ainda não vi o anime, mas pela analise dele, ele parece ser um anime incrivel, eu sou realmente apaixonado por animes(o certo seria dependente), e esse parece ser um anime extremadamente bom apenas pela breve descrição do enredo, foi muito azar ter surgido junto com SAO.

Copyright © 2013 Motto Onoshin and Blogger Templates.